Educação infantil
Ensino fundamental anos iniciais
Ensino fundamental anos finais
Ensino médio
Cultura positiva
Comprometimento, dedicação, gentileza e ajuda ao próximo fazem parte da cultura positiva que a Educa promove com os alunos, educadores e pais através do nosso programa socioemocional.
O aluno possui a própria voz
O aluno é agente de mudança social, praticando a cidadania, se conectando coletivamente com a sociedade por meio do civismo e dando o seu melhor ao mundo.
Letramento digital
Nosso conteúdo ajuda a formar pessoas capazes de aproveitar o ambiente digital de forma crítica e positiva.
Jornada do
estudante educa
Educação infantil
Emoção e comunicação
Pilares:
Felicidade
Virtudes
Comunicação
Referência Curricular:
Disciplina Positiva
CASEL
BNCC
Fundamental anos iniciais e finais
Competências
Socioemocionais
Pilares:
Felicidade e Bem-estar
Sabedoria
Humanidade
Liderança
Cidadania
Moderação
Ensino Médio
Projeto de vida
1ª SÉRIE, EU POR MIM MESMO:
Autoconhecimento, crescimento pessoal, bem-estar e autocuidado.
2ª SÉRIE, EU E O OUTRO:
Relações interpessoais, pertencimento, empatia, convívio, diálogo e percepção da coletividade.
3ª SÉRIE, EU E O MUNDO:
Gestão de aprendizagem, projeções para o futuro, escolhas, trabalho, profissão.
Educação Infantil
PIPAS é um programa socioemocional de formação integral que traz experiências e vivências sensoriais, promovendo curiosidade, criatividade, interação e exploração do mundo.
Referências curriculares para a educação infantil
Disciplina Positiva
CASEL
BNCC
Materiais Didáticos
Caderno do aluno
Caderno de registro feito para a criança deixar sua marca. A família poderá guardá-lo de recordação para se lembrar de todas as vivências e experiências realizadas.
livro mágico
Material com espessura maior para a criança destacar, recortar e utilizar na realização das atividades.
livros de história
Histórias que viram atividades em sala de aula.
planner 'meu céu de histórias'
Planner interativo, atemporal e ferramenta realizadora de projetos desenvolvido especialmente para Educadores.
recursos de aulas para educadores
Como uma bússola pedagógica, com o Caderno do Educador e o Portal Educa, você tem tudo que precisa para navegar pelas aulas da Educa.
pipacast
Histórias para fazer a imaginação voar!
músicas exclusivas
Conheça a turminha Pipas que rima conhecimento com diversão com composições que falam sobre nossos sentimentos de um jeito leve e divertido.
papertoys
Recursos divertidos que acompanharão as crianças durante os projetos.
Ensino
Fundamental
Anos iniciais
Ensino fundamental
Anos iniciais
É nessa fase que a criança se conecta mais com a realidade ao seu redor. Por isso, nosso material estimula e desenvolve habilidades, experiências e a troca de conhecimentos com os colegas. Trabalhamos o desenvolvimento da inteligência emocional a partir dos nossos pilares.
Promovemos oportunidades para que as crianças identifiquem as emoções e oferecemos ferramentas para que elas possam lidar com situações complexas, relacionamentos e problemas de forma saudável.
Ensino
Fundamental
Anos finais
Ensino fundamental
Anos finais
A partir dessa fase, o aluno não apenas conhece a realidade, mas age sobre ela. Transformações da adolescência, cobrança nos estudos e de tomadas de decisão, sentimento de pertencimento e incertezas sobre o futuro fazem com que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais se torne ainda mais importante. Por isso, nosso programa possibilita a utilização dos conhecimentos já aprendidos em novos cenários e contextos, proporcionando diferentes formas de pensar e atuar.
Conectamos tecnologia ao programa para que os alunos vivenciem uma estrutura interativa que os convida a navegar em busca do conhecimento e a desenvolver habilidades e valores, como a troca de ideias, a ética e a cidadania.
Pilares
Ensino
Fundamental
Anos iniciais e
finais
Ensino fundamental
Anos iniciais e finais
Felicidade e bem-estar
Por meio do autoconhecimento desenvolvemos a autonomia, a prática do autocuidado e a gratidão. Assim, inspiramos os alunos a encontrar um caminho para a felicidade.
Sabedoria
As ideias criativas que se juntam com a curiosidade são capazes de realizações incríveis. Contudo, com o desenvolvimento do pensamento crítico e da responsabilidade, esse potencial é transformador.
Humanidade
Valores cada vez mais necessários na sociedade, tais como a generosidade, amor, esperança, compaixão e a prática da empatia nas relações. Através dessas habilidades, construiremos um mundo mais humanizado.
Liderança
As competências do século 21 se constituem por meio da colaboração, tomada de decisões, negociação e trabalho em equipe. Desenvolvemos a noção de justiça, a capacidade de resolver problemas complexos e a autoliderança.
Cidadania
Somos todos parte da sociedade, logo agentes transformadores do mundo. Para isso, desenvolvemos a consciência e o protagonismo ambiental, a integridade, perseverança e o civismo. Com bravura e vitalidade seremos melhores pessoas para o planeta!
Moderação
Desenvolver o equilíbrio permite que práticas como o perdão, a humildade, a prudência e o autocontrole se tornem hábitos. Neste aspecto, a comunicação assertiva, a resiliência emocional e a paciência são ferramentas necessárias para o aprendizado da moderação.
Ensino Médio
Projeto de vida e
Educação Socioemocional
O Programa Inteligência para a Vida Educa é feito especialmente para o jovem do Ensino Médio, esse que já construiu uma ideia sobre si, mas que ainda precisa de ajuda para desenvolver todo seu potencial. O propósito desse programa é proporcionar mais chances para que os estudantes das novas gerações façam escolhas inteligentes para o futuro e sejam mais felizes em um mundo conectado.
1ª Série
Eu por mim mesmo
Autoconhecimento, crescimento pessoal, bem-estar e autocuidado.
2ª Série
Eu e o outro
Relações interpessoais, pertencimento, empatia, convívio, diálogo e percepção da coletividade.
3ª Série
Eu e o mundo
Gestão da aprendizagem, projeções para o futuro, escolhas, trabalho, profissão.
Letramento
Digital
INTERAÇÕES SOCIAIS HÍBRIDAS
Orientar a boa convivência harmônica com os diferentes;
Combate ao cyberbullying;
Gestão do tempo online, segurança e privacidade.
AUTONOMIA
Auxiliar o aluno a desenvolver o Pensamento Crítico para que saiba procurar e identificar conteúdos relevantes e confiáveis na internet.
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Habilitar o aluno para entender as práticas de curtir, comentar e compartilhar.
Atuar no combate à desinformação (fake news) e ao discurso de ódio.
CIDADANIA
Participar ativamente da sociedade conectada de forma responsável e dedicar-se a alguma causa ou serviço.
CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS
Preparar o aluno para que seja capaz de produzir conteúdos digitais com o objetivo de construir um mundo melhor.
Competências
Socioemocionais
01
VOCÊ SABE O QUE É EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL?
Educação socioemocional é o processo no qual crianças e adultos aprendem a gerenciar emoções, definir e alcançar objetivos positivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer relacionamentos saudáveis e tomar decisões responsáveis.
02
MUITO MAIS QUE UMA AULA
As aulas de educação socioemocional incorporam o aprendizado sobre emoções e habilidades sociais ao dia a dia da sala de aula. Uma abordagem sistêmica das competências socioemocionais cultiva um ambiente de aprendizagem atencioso, participativo e equitativo. Com aulas baseadas em experiências práticas, a Educa por Rossandro Klinjey envolve ativamente os alunos, impactando o crescimento social, emocional e acadêmico com eficácia.
03
CRIANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
A escola transforma-se em um laboratório prático da vida, proporcionando interações entre educadores e alunos, que se estimulam mutuamente no aprendizado das competências do século 21, envolvendo a família e incluindo ambientes fora da sala de aula, digitais e presenciais, para o desenvolvimento socioemocional.